quarta-feira, 1 de junho de 2011

Feridas no Brasil

Como em muitas outras areas, ha uma deficiencia nas estatisticas a respeito de pacientes portadores de feridas cronicas no Brasil. Estima-se que esse numero seja algo entre 3 e 5 milhoes de pessoas (novembro/2010).

Nos EUA, onde ha dados mais confiaveis, existem cerca de 8 milhoes de pacientes diabeticos com feridas nos membros inferiores, 6,5 milhoes de pacientes com ulcera varicosa, 3,5 milhoes de portadores de escaras de decubito, mais outros tantos portadores de outras etiologias, como ulceras varicosas, escaras (ulceras de pressao), entre outras.

Em outubro de 2011 sera publicado o resultado do censo 2010, o maior e mais completo estudo demografico ja realizado no Brasil. Quem sabe isso ajude a descobrir em que pais vivemos (embora nao contemple informacoes a respeito de saude).

E preciso investir na atividade assistencialista, ja que a saude no Brasil vai muito mal. Mas e preciso tambem investir no estudo e na interpretacao dos dados estatisticos sobre saude. So assim entenderemos mais sobre nossos problemas de saude e poderemos dar a assistencia adequada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário