quinta-feira, 7 de julho de 2011

Doença Arterial Periferica

Definição

Doença arterial periférica é um problema circulatório comum em que as artérias se estreitam de modo a reduzir o fluxo de sangue para seus membros.

Quando você desenvolve doença arterial periférica (DAP), suas extremidades - normalmente as suas pernas - não recebem o fluxo de sangue suficiente para atender à demanda. Isso produz os sintomas, principalmente dor nas pernas ao caminhar (claudicação intermitente), atrofia dos músculos, perda de pelos.

Doença arterial periférica, em muitos casos, também é  um sinal de acumulação mais generalizada de depósitos de gordura nas artérias (aterosclerose). Esta condição pode estar reduzindo o fluxo sanguíneo para o coração e cérebro, bem como as suas pernas.

Muitas vezes, você pode tratar com sucesso a doença arterial periférica por parar de fumar, fazer exercícios e comer uma dieta saudável.



Sintomas

Embora muitas pessoas com doença arterial periférica têm sintomas leves ou nenhum sintoma, algumas pessoas têm dor nas pernas ao caminhar (claudicação intermitente).

Claudicação intermitente: sintomas incluem dores musculares ou cãibras nas pernas ou braços, que é desencadeada pela atividade, como caminhar, mas desaparece depois de alguns minutos de descanso. A localização da dor depende da localização da artéria obstruída ou estreitada. Dor na panturrilha é mais comum.

A gravidade da claudicação intermitente varia muito, de um leve desconforto à dor debilitante. A claudicação intermitente grave pode tornar difícil para você andar ou fazer outros tipos de atividade física.

Sintomas da doença arterial periférica incluem:

Cólicas dolorosas em seus músculos do quadril, coxa ou panturrilha após a atividade, como caminhar ou subir escadas (claudicação intermitente)
Dormência ou fraqueza das pernas
Frieza em sua perna ou o pé, especialmente quando comparado com a outra perna
Feridas em seus dedos, pés ou pernas que não cicatrizam
A mudança na cor de suas pernas
Queda ou crescimento mais lento do pelo em seus pés e pernas
Crescimento mais lento das unhas dos pes.
Pele brilhante em suas pernas
Ausencia ou diminuicao do pulso nas pernas ou nos pés
Disfunção erétil em homens
Se a doença arterial periférica progride, a dor pode ocorrer mesmo quando você está em repouso ou quando você está deitado (dor de repouso isquêmica). Pode ser intensa o suficiente para interromper o sono. Pendurando as pernas sobre a borda de sua cama ou andando em torno de seu quarto pode aliviar temporariamente a dor.

Quando consultar um médico
Se você tem dor nas pernas, dormência ou outros sintomas, não descartá-los (como uma parte normal do envelhecimento). Chame o seu médico e faca uma consulta.

Mesmo se você não tem sintomas de doença arterial periférica, você pode precisar de ser examinado se:

Tem mais de 70 anos de idade
Acima de 50 anos e têm um histórico de diabetes ou fumo
Abaixo de 50 anos, mas têm diabetes e outros fatores de doença arterial periférica de risco, como obesidade ou hipertensão arterial

Causas

A doença arterial periférica geralmente é causada por aterosclerose. Na aterosclerose, depósitos de gordura (placas) acumulam nas paredes das suas artérias e reduzem o fluxo sanguíneo.

Embora o coração geralmente seja o foco da discussão da aterosclerose, esta doença pode e geralmente afeta as artérias em todo o seu corpo. Quando ocorre nas artérias que fornecem sangue ao seus membros, faz com que a doença arterial periférica.

Menos comumente, a causa da DAP pode ser a inflamação dos vasos sanguíneos, o prejuízo para seus membros, anatomia incomum de seus ligamentos ou músculos, ou exposição à radiação.

Fatores de Risco

Fatores que aumentam o risco de desenvolver doença arterial periférica incluem:

fumo
diabetes
Obesidade (índice de massa corporal superior a 30kg/m2)
Pressão arterial elevada (140/90 milímetros de mercúrio ou superior)
Colesterol elevado (colesterol total acima de 240 miligramas por decilitro, ou 6,2 milimoles por litro)
Aumento da idade, especialmente depois de ter atingido 50 anos de idade
A história familiar de doença arterial periférica, doença cardíaca ou derrame
Níveis excessivos de homocisteína, um componente de proteína que ajuda a construir e manter o tecido
Pessoas que fumam ou têm diabetes têm maior risco de desenvolver doença arterial periférica, devido à redução do fluxo sanguíneo.

Complicações

Se a sua doença arterial periférica é causada por um acúmulo de placas nos vasos sanguíneos (aterosclerose), você também está em risco de desenvolver:

Isquemia crítica do membro. Esta condição começa como feridas abertas que não cicatrizam, uma lesão ou uma infecção de seus pés ou pernas. Isquemia crítica do membro (ICM) ocorre quando tais lesões ou o progresso de infecções podem causar morte do tecido (gangrena), por vezes necessitando de amputação do membro afetado.
Acidente vascular cerebral e ataque cardíaco. A aterosclerose, que faz com que os sinais e sintomas de doença arterial periférica não se limite as pernas. Os Depósitos de gordura também se fazem em artérias que suprem o coração e o cérebro.

Preparando-se para a consulta

É provável que você comece por ver o seu médico de família ou um clínico geral. No entanto, você pode então ser encaminhado para um médico especialista em doenças dos vasos sanguíneos (cirurgião vascular) ou um médico que se especializa no coração e no sistema circulatório (cardiologista).

Como consultas podem ser breves, e muitas vezes há muito trabalho a ser feito, é uma boa idéia chegar bem preparado. Aqui estão algumas informações para ajudar você a se preparar para sua consulta, e o que esperar do seu médico.

O que você pode fazer

Anote quaisquer sintomas que você está sentindo, incluindo os que podem parecer sem relação com o motivo pelo qual você agendou a consulta.
Faça uma lista de todos os medicamentos, vitaminas ou suplementos que você está tomando, e inclua informação sobre a dosagem.
Anote perguntas para perguntar ao seu médico.
Seu tempo com o seu médico pode ser limitado, de modo que preparar uma lista de perguntas pode ajudá-lo a aproveitar ao máximo o seu tempo juntos. Para doença arterial periférica, algumas perguntas básicas para perguntar ao seu médico incluem:

Qual é a causa mais provável dos meus sintomas?
Existem outras causas possíveis para os meus sintomas?
Que tipos de testes que eu preciso? Será que estes testes requerem qualquer preparação especial?
É a doença arterial periférica temporária ou duradoura?
Quais são os tratamentos disponíveis, e que você recomenda?
Que tipos de efeitos colaterais que posso esperar do tratamento?
Existem alternativas para a abordagem primária que você está sugerindo?
O que posso fazer para me ajudar a melhorar?
Eu tenho outros problemas de saúde. Como posso gerir melhor estas condições em conjunto?
Existe uma alternativa genérica para o medicamento que está prescrevendo mim?
Há alguma brochura ou outro material impresso que eu possa levar para casa comigo? Os sites que você recomenda visitar?
Além das perguntas que você preparou para perguntar ao seu médico, não hesite em fazer perguntas durante a sua consulta a qualquer momento você não entender alguma coisa.

O que esperar do seu médico
O seu médico provavelmente lhe fazer uma série de perguntas. Estar pronto para respondê-las pode reservar tempo para passar por cima de todos os pontos que você deseja passar mais tempo diante. O seu médico pode perguntar:

Quando foi que você começar a sentir os sintomas?
São os seus sintomas contínuos ou ocasionais?
Seus sintomas pioram quando você se exercita?
Quão grave são os seus sintomas?
Os seus sintomas melhoram quando você está descansando?
Você usa produtos do tabaco? Se sim, quanto e ha quanto tempo?
O que você pode fazer nesse meio tempo
Nunca é cedo demais para deixar de fumar se você é um fumante. Fumar aumenta o risco de doença arterial periférica e podem fazer PAD existente piorar. Outros hábitos de vida saudáveis podem ser adotados imediatamente, como comer menos gordura saturada e adicionar mais frutas e vegetais na sua dieta.

Diagnostico

Alguns dos testes o seu médico pode solicitar para diagnosticar a doença arterial periférica são:

Exame físico. O seu médico pode encontrar sinais de DAP durante o exame físico, como um pulso fraco ou ausente abaixo de uma área estreitada de sua artéria, sopros ao longo de suas artérias que pode ser ouvido com um estetoscópio, evidência de má cicatrização de feridas na área onde o fluxo sanguíneo é restrito, e diminuição da pressão arterial em seu membro afetado.
Índice tornozelo-braquial (ITB). Este é um teste comum usado para diagnosticar DAP. Ele compara a pressão sanguínea no tornozelo com a pressão do sangue em seu braço. Para se ter uma leitura da pressão arterial, o médico utiliza um manguito regulares da pressão sangüínea e um dispositivo ultra-som especial para avaliar a pressão arterial e fluxo. Você pode andar em uma esteira e têm leituras tomadas antes e imediatamente após o exercício para capturar a gravidade do estreitamento das artérias durante a caminhada.
Ultra-som. Técnicas de ultra-som especiais de imagem, como ultra-som Doppler, pode ajudar o médico a avaliar o fluxo sangüíneo através dos vasos sangüíneos e identificar artérias bloqueadas ou estreitas.
Angiografia. Pela injeção de um corante (contraste) em seus vasos sanguíneos, este teste permite ao médico visualizar o fluxo sangüíneo através das artérias como isso acontece. O seu médico é capaz de rastrear o fluxo do material de contraste usando técnicas de imagem, como radiografia ou procedimentos chamado angiografia por ressonância magnética (MRA) ou tomografia computadorizada angiografia (CTA). Cateter de angiografia é um procedimento mais invasivo que envolve orientação de um cateter através de uma artéria na virilha para a área afetada e injetar o corante dessa forma. Apesar de invasivo, este tipo de angiografia permite o diagnóstico e tratamento simultâneos - encontrar a área reduzida de um vaso sanguíneo e, em seguida, ampliando-o com um procedimento de angioplastia ou medicação administração para melhorar o fluxo de sangue.
Exames de sangue. Uma amostra de seu sangue pode ser usado para medir o seu colesterol e triglicérides e verificar a diabetes.

Tratamento

Tratamento para a doença arterial periférica tem dois objetivos principais. O primeiro é para controlar os sintomas, como dor nas pernas, para que você possa retomar as atividades físicas. O segundo é parar a progressão da aterosclerose em todo o seu corpo para reduzir o risco de ataques cardíacos e derrames.

Você pode ser capaz de atingir esses objetivos com as mudanças de estilo de vida. Se você fuma, parar de fumar é a coisa mais importante que você pode fazer para reduzir seu risco de complicações.

Se as mudanças de estilo de vida não são o suficiente, você precisa de tratamento médico adicional. O seu médico pode prescrever medicamentos para prevenir coágulos sanguíneos, pressão arterial e colesterol, e controle da dor e outros sintomas.

Medicamentos

Medicamentos para baixar o colesterol. Você pode tomar um medicamento para baixar o colesterol chamado estatina para reduzir o fator de risco de ataque cardíaco e derrame. A meta para as pessoas que têm doença arterial periférica é reduzir a lipoproteína de baixa densidade (LDL) colesterol, o colesterol "ruim", a menos de 100 miligramas por decilitro (mg / dL), ou 2,6 milimoles por litro (mmol / L) . O objetivo é ainda menor se você tiver outros fatores de risco para ataques cardíacos e derrames, especialmente diabetes ou fumo continuado.
Medicamentos para pressão arterial elevada. Se você também tem pressão alta, o médico pode prescrever medicamentos para abaixá-lo. O objetivo desta terapia é reduzir a pressão arterial sistólica (o número mais alto dos dois números) a 140 milímetros de mercúrio (mm Hg) ou inferior e sua pressão arterial diastólica (o número inferior) a 90 mm Hg ou menos. Se você tem diabetes, o seu alvo a pressão arterial está sob 130/80 mm Hg.
Medicação para controlar o açúcar no sangue. Se você também tem diabetes, ela se torna ainda mais importante para controlar o açúcar no sangue (glicose). Converse com seu médico sobre quais são seus objetivos de açúcar no sangue e quais os passos que você precisa fazer para atingir essas metas.
Medicamentos para prevenir coágulos sanguíneos. Porque a doença arterial periférica está relacionado à redução do fluxo sanguíneo para seus membros, é importante para reduzir o risco de coágulos sanguíneos. Um coágulo de sangue pode bloquear completamente um vaso sanguíneo já estreitada e causar a morte do tecido. O seu médico pode prescrever terapia com aspirina ou outro medicamento diário que ajuda a prevenir coágulos sanguíneos, tais como o clopidogrel (Plavix).
Sintoma de alívio de medicamentos. O cilostazol drogas (Pletal) aumenta o fluxo sanguíneo para os membros tanto pela prevenção de coágulos sanguíneos e pela dilatação dos vasos sanguíneos. Ele ajuda especificamente o sintoma de claudicação, dor nas pernas, para pessoas que têm doença arterial periférica. Efeitos colaterais mais comuns do medicamento incluem dor de cabeça e diarréia. Uma alternativa para cilostazol é pentoxifilina (Trental), no entanto, é geralmente menos eficazes. Mas, os efeitos colaterais são raros com esta medicação.

Angioplastia e cirurgia
Em alguns casos, angioplastia ou cirurgia pode ser necessária para tratar a doença arterial periférica que está causando a claudicação intermitente:

Angioplastia. Neste procedimento, um pequeno tubo oco (cateter) é introduzido através de um vaso sanguíneo na artéria afetada. Lá, um pequeno balão na ponta do cateter é inflado para reabrir a artéria e achatar o bloqueio na parede da artéria, enquanto ao mesmo tempo que se dilata a artéria para aumentar o fluxo de sangue. O seu médico pode também inserir um quadro chamado de malha de stent na artéria para ajudar a mantê-la aberta. Esta é o mesmo procedimento medico usado para abrir artérias do coração.
Cirurgia de bypass. O seu médico pode criar um bypass usando um ramo de outra parte do seu corpo ou de um vaso sanguíneo feito de tecido sintético. Esta técnica permite que o sangue flua ao redor da artéria bloqueada ou estreitada.
Terapia trombolítica. Se você tem um coágulo de sangue bloqueando de uma artéria, o médico pode injetar uma droga para dissolver coágulos em sua artéria no ponto do coágulo para quebrá-lo.
Programa de exercício supervisionado
Além de medicamentos ou cirurgia, o médico pode prescrever um programa de treinamento supervisionado de exercícios para aumentar a distância que você pode caminhar sem dor. O exercício regular melhora os sintomas da DAP por uma série de métodos, inclusive ajudando o seu corpo a usar o oxigênio de forma mais eficiente.

Mudanca do estilo de vida

Muitas pessoas podem controlar os sintomas de doença arterial periférica e parar a progressão da doença através de mudanças de estilo de vida, especialmente parar de fumar. Para estabilizar ou melhorar a DAP:

Parar de fumar. Fumar contribui para a constrição e danos das artérias e é um fator de risco significativo para o desenvolvimento e agravamento da PAD. Se você fuma, parar de fumar é a coisa mais importante você pode fazer para reduzir o risco de complicações.
Exercício. Este é um componente chave. Sucesso no tratamento da DAP é muitas vezes medido por quão longe você pode caminhar sem dor. Bom exercício ajuda a condicionar os músculos para utilizar o oxigênio mais eficientemente. Seu médico pode ajudá-lo a desenvolver um plano de exercícios apropriados. Ele ou ela pode encaminhá-lo para um programa de reabilitação claudicação exercício.
Comer uma dieta saudável. Uma dieta saudável com pouca gordura saturada pode ajudar a controlar sua pressão arterial e os níveis de colesterol, que contribuem para a aterosclerose. Dietas ricas em nutrientes - como as vitaminas A, B-6, C e E; folato; fibra, e omega-3 os ácidos graxos - estão associados a uma menor incidência de doença arterial periférica.
Evitar certos medicamentos. Existem vários remédios para o resfriado que contêm pseudoefedrina. Esta substancia provoca   contracao dos vasos sanguíneos e pode aumentar os seus sintomas de DAP.
Cuidados com os pés
Além das sugestões acima, cuide bem dos seus pés. Pessoas com doença arterial periférica, especialmente aqueles que também têm diabetes, correm o risco de má cicatrização de feridas nas pernas e pés. Má circulação do sangue pode adiar ou impedir a cicatrização adequada e aumenta o risco de infecção. Siga este conselho para cuidar de seus pés:

Lave seus pés diariamente, seque completamente e hidrate com frequência para evitar rachaduras que podem levar à infecção. Não hidratar entre os dedos, no entanto, como isso pode incentivar o crescimento de fungos.
Usar sapatos confortáveis e meias grossas, (seco).
Tratar prontamente qualquer infecção fúngica dos pés, como pé de atleta.
Tome cuidado ao cortar suas unhas.
Evite andar descalço.
Cuidado ao tratar joanetes, calos ou calosidades.
Consulte o seu médico ao primeiro sinal de uma ferida ou lesão à sua pele.

Medicina alternativa

Os efeitos de substancias naturais para afinar o sangue (ginko) podem permitir que as pessoas com claudicação intermitente andem longas distâncias com menos dor. No entanto, esta erva pode causar sangramento quando tomado em doses elevadas, e que poderia ser perigoso se combinado com medicamentos anti-plaquetários, incluindo aspirina, que são comumente prescritos para pessoas com DAP. Converse com seu médico antes de considerar tomar ginko para o alívio da dor na perna.

Suporte

A doença arterial periférica pode ser muito frustrante, especialmente quando o exercício que vai ajudá-lo a ficar melhor lhe causa dor. Não desanime, no entanto. À medida que você continuar ase  exercitar, você vai aumentar a distância que você pode caminhar sem dor.

Pode ser útil levantar a cabeceira de sua cama cerca de 10 a 15 centímetros, porque manter as pernas abaixo do nível do seu coração normalmente diminui a dor.

Outra dica para reduzir seus sintomas é evitar temperaturas frias, tanto quanto possível. Se você não puder evitar o frio, não se esqueça de vestir roupas quentes.

Algumas pessoas acham útil conversar com outras pessoas que estão na mesma situação. Grupos de apoio podem oferecer conselhos, encorajamento e compreensão. A American Heart Association oferece fóruns on-line para pessoas com DAP. Você também pode perguntar ao seu médico se ele ou ela sabe de nenhum grupo de apoio em sua área.

Prevenção

A melhor maneira de prevenir a claudicação é manter um estilo de vida saudável. Isso significa:

Parar de fumar se você é um fumante.
Se você tem diabetes, mantenha seu nível de açúcar no sangue sob controle bom (lembre-se diabetes é uma doença silenciosa, so causa sintomas quando avançada)
Exercite-se regularmente.  Ande 30 minutos, pelo menos, três vezes por semana depois que você recebeu OK do seu médico.
Diminuir o colesterol e os níveis de pressão arterial, se necessário.
Comer alimentos que são baixos em gordura saturada.
Manter um peso saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário