quinta-feira, 23 de junho de 2011

úlceras de pressão

Ulceras de pressão

Escaras de decúbito - também chamadas escaras ou ulceras de pressão - sao feridas na pele e tecidos subjacentes resultantes de pressão aplicada a pele de forma prolongada. Escaras frequentemente desenvolvem-se na pele que recobre proeminencias osseas como calcanhar, tornozelos, quadris ou sacro.
Pessoas com maior risco de desenvolver escaras sao aquelas que apresentam doenças que limitam a mobilidade, requerem o uso de cadeiras de rodas ou mantem-nas confinadas a cama por longos períodos.
Escaras podem desenvolver-se rapidamente e frequentemente sao de difícil tratamento. Varias estratégias de cuidado podem ajudar a prevenir escaras e auxiliar a cicatriza-las.
Escaras classificam-se em uma dos quatro estágios com base na sua gravidade. O Painel nacional de aconselhamento de ulceras de pressão (National Pressure Ulcer Advisory Panel), uma organização profissional que promove a prevenção e tratamento de úlceras de pressão, definiu cada etapa como se segue.

Estágio I
O estágio inicial de uma úlcera de pressão tem as seguintes características:

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Insuficiência Venosa (Varizes)



Definicao

As varizes são veias dilatadas e retorcidas. Qualquer veia  pode tornar-se varicosa, mas as veias mais comumente afetadas são aquelas nas pernas e pés. Isso porque a posição de pé e andar em posição ereta aumenta a pressão nas veias dos membros inferiores.

Para muitas pessoas, varizes e veias de aranha - uma variação comum e leve de veias varicosas - são simplesmente uma preocupação estética. Para outras pessoas, as varizes podem causar dor dor e desconforto. Às vezes, as varizes levam à problemas mais graves. Varizes também podem sinalizar um maior risco de outros problemas circulatórios. O tratamento pode envolver medidas comportamentais ou procedimentos para fechar ou remover veias (realizados pelo seu medico).


Varizes geralmente não causa nenhuma dor. Sinais que você pode ter varizes incluem:

Veias que são roxo escuro ou na cor azul.
Veias que aparecem torcidas e abauladas, muitas vezes como cordas em suas pernas
Quando os sinais dolorosos e sintomas ocorrem, eles podem incluir:

Dor ou sensação de peso nas pernas
Queimação, latejante, dores musculares e inchaço na parte inferior das pernas
Dores pioraram após ficar sentado ou em pé por muito tempo
Coceira em torno de uma ou mais das suas veias
Úlceras (feridas) na pele perto do tornozelo, o que pode significar que você tem uma forma grave da doença vascular que requer atenção médica
As veias aranha são similares as veias varicosas, mas elas são menores. As veias aranha são encontrados perto da superfície da pele e muitas vezes são vermelhas ou azuis. Eles ocorrem nas pernas, mas também podem ser encontradas na face. Vasinhos variam em tamanho e freqüentemente se parecem com uma teia de aranha.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Neuropatia diabetica

A neuropatia diabetica e um tipo de lesao nervosa que pode ocorrer em pacientes diabeticos. Altos niveis de glicose no sangue provocam danos nos nervos de todo o corpo, mas frequentemente acometem mais os nervos das pernas e pes.
Dependendo dos nervos afectados, os sintomas da neuropatia diabética podem variar de dor e formigamento nas extremidades a problemas digestivos, urinários, e vasculares. Para algumas pessoas, esses sintomas sao leves, para outras, a neuropatia diabética pode ser dolorosa, incapacitaste e ate fatal.
A neuropatia diabética e uma complicação seria e comum da diabetes. Voce pode prevenir a neuropatia diabética ou diminuir sua progressão com controle glicemico rigoroso e um estilo de vida saudável.
Sintomas
Existem quatro tipos principais de neuropatia diabética. Você pode apresentar um tipo ou sintomas de vários. A maioria se desenvolve gradualmente, e você pode nao notar problemas ate que danos consideráveis tenham ocorrido. Para algumas pessoas com diabetes tipo 2, sintomas de neuropatia se desenvolvem antes do próprio diagnostico de diabetes.
Os sinais de sintomas da neuropatia diabetica podem variar, depdendendo do tipo de neuropatia e quais os nervos sao afetados.






quarta-feira, 1 de junho de 2011

Assistencia aos pacientes com feridas

Embora existam ate 10 milhoes (ou mais) de pacientes portadores de feridas cronicas no Brasil, o sistema de saude (tanto publico quanto privado) nao esta capacitado a atender adequadamente esses pacientes.

Nos EUA existem aproximadamente 3,5 mil clinicas especializadas no tratamento de feridas, enquanto no Brasil ha relatos esparsos de clinicas que fazem algum atendimento especializado.

Recentemente surgiu uma clinica em Sao Jose dos Campos - SP, que segue o modelo americano (The Center for Wound Healing - Georgetown University). Esse modelo conta com uma equipe de medicos de certas especialidades, alem de enfermeiros, auxiliares, fisioterapeutas, nutricionistas e auxiliares que fazem uma analise cuidadosa de cada caso, possibilitando tratar a causa fundamental da ferida, e levando a melhora da qualidade de vida e cicatrizacao de feridas, alem de prevencao de amputacao.

O nome da clinica e Curaclin, e o diretor clinco e o Dr. Andre Eto Modesto (amodesto@curaclin.com.br). Mais informacoes no telefone (12) 3322-8222; no site http://www.curaclin.com.br; no facebook: (https://www.facebook.com/Curaclin); no twitter (@curaclin)

E uma luz no fim do tunel para muitos pacientes com feridas, pelo menos da regiao sul. (Bem que essa clinica poderia abrir filiais por todo o Brasil).

Feridas no Brasil

Como em muitas outras areas, ha uma deficiencia nas estatisticas a respeito de pacientes portadores de feridas cronicas no Brasil. Estima-se que esse numero seja algo entre 3 e 5 milhoes de pessoas (novembro/2010).

Nos EUA, onde ha dados mais confiaveis, existem cerca de 8 milhoes de pacientes diabeticos com feridas nos membros inferiores, 6,5 milhoes de pacientes com ulcera varicosa, 3,5 milhoes de portadores de escaras de decubito, mais outros tantos portadores de outras etiologias, como ulceras varicosas, escaras (ulceras de pressao), entre outras.

Em outubro de 2011 sera publicado o resultado do censo 2010, o maior e mais completo estudo demografico ja realizado no Brasil. Quem sabe isso ajude a descobrir em que pais vivemos (embora nao contemple informacoes a respeito de saude).

E preciso investir na atividade assistencialista, ja que a saude no Brasil vai muito mal. Mas e preciso tambem investir no estudo e na interpretacao dos dados estatisticos sobre saude. So assim entenderemos mais sobre nossos problemas de saude e poderemos dar a assistencia adequada.